Começando com PHP, após instalação do Apache e intepretador 2

Pra quem acompanhou a primeira parte, pode-se perceber que no código fonte mostrado pelo navegador não mostra seu código PHP, mas o resultado desejado. Isso acontece porque o PHP é interpretado no servidor e entregue para o cliente quando este requisita pelo navegador. O cliente recebe todo o código e o próprio navegador e interpreta o HTML e JavaScript, mostrando o que é desejado na tela.

Pelo fato de cada navegador interpretar o JS e HTML a sua maneira, existem problemas de compatibilidade corriqueiros (principalmente com a porcaria do IE). Por isso um navegador pode exibir o mesmo site de maneiras diferentes em outros. É possível contornar isso com algumas artimanhas que servem para cada problema em particular.

O comando <?php echo "Meu código PHP"; ?>, serve para imprimir na tela algo desejado. O servidor interpreta o código e devolve para sua página: Meu código PHP.

Existe uma coisa chamada variável, em que você define um valor, acessa-o, edita-o e o utiliza em todo o escopo seguido de sua declaração. Exemplo:

<?php
$primeiroNumero = 10;
$segundoNumero = 15;
$terceiroNumero = 6;

$meuCalculo = ($primeiroNumero + $segundoNumero) / $terceiroNumero;

echo $meuCalculo;

echo "<br>\n";

$primeiraString = "Oi ";
$segundaString = "tudo bem? "
$terceiraString = "Legal!";

$mensagemCompleta = $primeiraString . $segundaString . $terceiraString;

echo $mensagemCompleta;

echo "<br>\n";

$juncao = $mensagemCompleta . $meuCalculo;

echo $juncao;
?>

Declara-se uma váriável em PHP colocando o símbolo de dollar '$' seguido do nome da variável, que não pode começar com números nem ter acento.

Foi feito a soma das duas primeiras, o resultado é dividido pelo terceiro.
Imprime-se o dado na tela, a tag html para pular de linha '<br>' e o símbolo em ASCI para também pular de linha \n. Quando você acessar o script utilizando Ctrl + U, não verá o \n, mas haverá um pulo de linha depois do '<br>', pois o <br>, pula a linha na página interpretada pelo navegador, já o outro o navegador não interpreta, mas o script terá a linha pulada.

São declaradas mais três variáveis, concatenadas e mostradas na tela.
Pula-se a linha como no de cima e concatena-se os dois resultados e imprime-o na tela.
Vale a pena conferir na documentação para ter uma noção mais aprofundada com relação a concatenação e operadores.

Boa sorte a todos.

Veja na documentação como funciona:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *