Relatórios gerenciais para equipes ágeis

Esse é o primeiro post falando sobre gestão.
O construí porque recebi algumas perguntas de meu atual diretor sobre quais dados eu preciso coletar do time para melhorar sua performance.

Times que usam metodologias ágeis em seu processo de desenvolvimento, podem se beneficiar de algumas métricas para melhorar a previsibilidade e aumentar a produtividade do time nos ciclos futuros.

Por mais que os relatórios mostrados nesse post sejam em sua maioria conhecidos, as vezes os times, gestores e produto não sabem exatamente como extrair valor das informações. Vou citar alguns e em postagens futuras, falarei especificamente de cada um e minhas experiências com eles.

Burndown

Provavelmente esse é o relatório mais utilizado e conhecido por todos.
Ele relatório traz duas informações importantes: estimativa e entrega.

É possível saber durante a sprint se conseguiremos entregar o combinado e se as histórias estão recebendo a vazão esperada.

Burndown de épicos

Esse relatório serve para mostrar o deslizamento de escopo, ou seja, quanto em cada sprint um épico teve suas tarefas finalizadas e adicionadas.

Temos a quantidade de pontos (ou tarefas) por épico, quanto foi entregue, quantos pontos adicionados e restantes, por sprint.

Velocidade (Velocity)

Esse é um gráfico excelente para dar previsibilidade de entrega. É com esse relatório que o time consegue prever a carga de trabalho suportada numa sprint. A métrica pode se basear em horas ou em pontos.

Quanto mais iterações (sprints), mais preciso esse relatório fica.

Aqui temos duas barras por sprint, que representam comprometimento (em pontos ou número de tarefas) e o trabalho completado.

Diagrama de fluxo cumulativo

Esse fluxo é mais utilizado em em times que rodem kanban, mas também tem seu valor no scrum. Esse gráfico pode ajudar a manter a entrega consistente. O status das tarefas são divididos por cores ao longo do tempo.

Com esse relatório, podemos saber se o time está conseguindo entregar as demandas na mesma velocidade que as tarefas estão sendo criadas.

Referências

https://www.atlassian.com/br/agile/project-management/metrics

https://www.oreilly.com/library/view/hands-on-agile-software/9781789532135/f3453cf8-b3c2-41bd-bae5-a136ebed25b2.xhtml

https://kanbanize.com/kanban-resources/kanban-analytics/cumulative-flow-diagram

http://arkhi.com.br/o-todo-poderoso-grafico-do-fluxo-cumulativo-de-valor/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *