Após três meses de utilização do Ubuntu, decidi voltar para o ArchLinux e me deparei com um problema besta, mas que demorei a descobrir a causa.
Ao instalar o sistema, escolhemos no arquivo locale.gen os charsets desejados para o sistema e depois criamos o arquivo locale.conf, com as indicando o idioma do sistema, unidade monetária, data, etc...
Prefiro utilizar minhas distros em inglês mas claro que desejo que todo o resto esteja configurado para o nosso país. Pois bem, Coloquei no arquivo as seguintes configurações:
LANG=en_US.utf8 LC_TIME=pt_BR.utf8 LC_ALL=pt_BR.UTF8 LC_NUMERIC=pt_BR.utf8 LC_MONETARY=pt_BR.utf8 LC_MEASUREMENT=pt_BR.utf8
O problema é que ele me mostrava as datas todas em inglês e o Gnome ficou sem entender qual LC_TIME e LC_CTYPE eu havia selecionado. Quando eu executava:
locale
Eu obtinha exatamente o que eu havia colocado no meu conf e com três linhas de erro, dizendo que não foi possível encontrar o arquivo ou diretório. Depois de pesquisar muito e não encontrar nada, me lembrei de que eu não havia setado no locale.gen os en_US.utf8/en_us.iso8859-1. Solucionado! Eu não posso deixar somente os pt_BR.****, se no conf eu utilizo outros também.
Espero que esse post ajude alguém a não passar tanto tempo procurando uma solução tão simples, como fiz.
setlocale: LC_CTYPE: cannot change locale (en_US.UTF8): No such file or directory